Um desses exemplos é o Programa de Excelência do Atleta (PEA), que tem fundamento em uma grande estratégia do mundo corporativo (Gestão da Qualidade Total).
Essa estratégia visa otimizar vários processos-chave ligados a uma atividade específica para aumentar os resultados, atingir mais objetivos e promover uma cultura de excelência de forma mais ampla e sistêmica.
O objetivo foi estudar como aumentar o rendimento dos judocas, nas esferas de aprendizado, determinação, aproveitamento dos treinos, enfrentamento de desafios, evolução técnica e desenvolvimento pessoal.
Os dirigentes do ICI Judô Rodrigo Guimarães Motta e Cristian Cezário, em parceria com grandes pesquisadores e profissionais, realizaram um estudo científico, para também agregar à cultura do ICI Judô, modelos de excelência.
Veja a introdução do estudo a seguir e aproveite para acessar o Research Gate, para conhecer todos os detalhes!
Prática consolidada no campo da administração, a gestão da qualidade total teve início na área de produção e logo se disseminou para outras áreas das empresas.
Neste trabalho, a proposta é mostrar os resultados da aplicação dessa técnica em uma academia de judô.
Intitulado Programa de Excelência do Atleta (PEA), o projeto é fundamentado nos preceitos da qualidade total, cujos resultados são obtidos por meio do cumprimento de processos-chave por seus participantes.
À medida que as metas são atingidas, há o reconhecimento do esforço do atleta, motivando-o a persistir no PEA e criando um círculo virtuoso de qualidade para si e também para o restante do grupo. O programa estabelece, por exemplo, objetivos para resultados em competições, frequência adequada ao treino e execução de parâmetros pré-estabelecidos de peso máximo por atleta, respeitando sua categoria de peso. Ao todo, são oito processos-chave. Aqueles que cumprem mensalmente as metas estabelecidas, no que refere à pontuação total, recebem o reconhecimento oral e um certificado.